Otoplastia (cirurgia de orelha)

Imagem Otoplastia

A cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

A idade recomendada para realização desse procedimento é a partir dos 7 anos, quando as orelhas estão maduras e a criança já reconhece a deformidade como um incômodo.

A otoplastia trata:

  • Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia;
  • Orelhas salientes, que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva;
  • Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha.

Sobre a cirurgia

Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação local e intravenosa ou anestesia geral. Seu médico recomendará a melhor opção para você.

A incisão

A correção de orelhas em abano usa técnicas cirúrgicas para criar ou aumentar o anti-hélice (apenas dentro da borda da orelha) e para reduzir a cartilagem da concha (a concavidade maior e mais profunda do ouvido externo). As incisões para otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha. Quando incisões são necessárias na parte da frente da orelha, elas são feitas nas suas dobras para escondê-las. Internamente, sutura não removível é usada para criar e fixar a cartilagem recém-moldada.

Fechando as incisões

Pontos externos fecham as incisões. Vale ressaltar que as técnicas são individualizadas, tomando cuidado para não deformar as demais estruturas.

Resultados

A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, tão logo os curativos que sustentam o novo formato da orelha sejam removidos. Com a orelha permanentemente posicionada próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.

Fábio Negrão
Cirurgia plástica - CRM/PA: 11748 | RQE: 6884

O Dr. Fábio Negrão é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e American Society of Plastic Surgeons. Dentre suas principais atuações, destaca-se como cirurgião plástico de duas grandes instituições em Belém do Pará, o Hospital Porto Dias e o Hospital Beneficente Portuguesa do Pará.