Laser
O laser é uma ferramenta importante na terapêutica de combate ao envelhecimento cutâneo. Essa tecnologia gera ilhas de pele saudável ao redor dos feixes de coagulação. Observa-se, com isso, contração imediata da pele, permitindo, após o resurfacing, uma melhora gradual por deposição de colágeno novo e reorganização da derme.
O termo Laser corresponde à sigla inglesa de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. Na prática, é uma tecnologia que produz radiação eletromagnética com diversas finalidades. Na pele, essa forma de energia atinge determinado “alvo”, promovendo sua modificação física, química ou biológica. Os “alvos” podem ser um pigmento do próprio organismo, como a melanina, a tinta de uma de tatuagem ou até mesmo a água, acarretando aumento de temperatura na derme que estimula a produção de colágeno novo.
Atualmente, os lasers são amplamente utilizados nos tratamentos cosmiátricos. Além de atuar no rejuvenescimento, as suas principais indicações são: manchas solares, melasma, remoção de tatuagem, epilação, lesões vasculares, estrias, celulite, flacidez corporal, estética íntima feminina e outros.
O uso dos lasers e de outras tecnologias relacionadas é fundamental para muitos tratamentos de pele. Técnicas cientificamente comprovadas, aparelhos aprovados pela Anvisa e a capacitação do profissional que irá executá-las são pontos importantes que devem ser avaliados quando desejamos nos submeter a qualquer procedimento cutâneo.
Fábio Negrão
Cirurgia plástica - CRM/PA: 11748 | RQE: 6884
O Dr. Fábio Negrão é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e American Society of Plastic Surgeons. Dentre suas principais atuações, destaca-se como cirurgião plástico de duas grandes instituições em Belém do Pará, o Hospital Porto Dias e o Hospital Beneficente Portuguesa do Pará.