Aumento de Glúteos
A popularidade dos procedimentos de aumento das nádegas disparou nos últimos anos. O bumbum belo e volumoso é uma característica muito atraente, pode ajudar o corpo inteiro a parecer mais jovem, sexy e proporcional. Se você deseja curvas mais bonitas, o aumento das nádegas é uma ótima opção. A utilização de técnicas especiais possibilita criar nádegas esteticamente belas, que pareçam naturais.
Existem várias opções cirúrgicas de aumento dos glúteos, os mais famosos e seguros são a Transferência de gordura e o Implante de silicone.
Implantes de silicone glúteos x lipotransferência
A Lipotransferência é uma técnica de transferência de gordura, na qual o tecido adiposo é removido das áreas com excesso no corpo e transplantado para as nádegas, que ganham forma e volume aumentado. Com esse procedimento, a pele do bumbum fica mais lisa, assumindo uma forma mais atraente. Essa firmeza é um poderoso sinal de rejuvenescimento, resultando em um aspecto mais jovial às pacientes. Além disso, a cintura é lipoaspirada, proporcionando uma silhueta mais magra e elegante.
Caso a paciente tenha um corpo muito magro, com falta de gordura doadora suficiente para transferir ao glúteo, é preferível o aumento com prótese de silicone. Diferentemente de anos atrás, quando o implante era colocado superficialmente e adquiria um aspecto artificial e estigmatizante, hoje os cirurgiões mais atualizados utilizam o silicone em planos mais profundos, dentro do Músculo Glúteo Máximo. Essa evolução da técnica permite resultados mais naturais, em que os implantes não ficam aparentes.
Se for possível escolher entre ambas as técnicas, é preferível usar a transferência de gordura por várias razões. A injeção de gordura alcança uma aparência e sensação mais natural. Além disso, também reduz o risco de infecção e outras reações adversas em comparação à colocação de um implante de silicone. Por fim, a transferência de gordura tem o benefício adicional de esculpir o resto do corpo, promovendo uma silhueta mais bonita.
Por favor, não recorra à injeção de qualquer outro material sem consultar um cirurgião plástico certificado. Como regra geral, não se recomenda a injeção de substâncias não absorvíveis nos glúteos devido o seu alto índice de complicações.
Sobre a cirurgia
A Anestesia
Anestesia geral ou bloqueio espinhal. Na consulta pré-operatória será definida a melhor opção para você.
Cicatrizes e Ato Cirúrgico
Primeiro, é coletada a própria gordura do paciente através de técnicas personalizadas de lipoaspiração. Geralmente é retirada a gordura da região lombar, braços, cintura, flancos, coxas e abdome. Em seguida, é realizado um cuidadoso contorno na parte inferior das costas para criar uma bela curva e evidenciar a projeção das nádegas.
A gordura colhida é purificada em um processo especial e preparada para ser reintroduzida no corpo. Somente o tecido de melhor qualidade é usado. Após esse processo, uma pequena quantidade de gordura é injetada em diferentes profundidades e concentrada na parte superior das nádegas, para criar um efeito de levantamento do glúteo.
As cicatrizes se restringem a pequenas incisões pontuais pelas quais são realizados a lipoaspiração e a Lipotransferência. Caso opte-se por uso de implantes de silicone, uma cicatriz de cerca de 4 cm é posicionada escondida na prega entre as nádegas.
Na consulta pré-operatória, a paciente recebe informações detalhadas sobre a preparação para o dia da cirurgia e sua recuperação, bem como o planejamento cirúrgico personalizado para o seu corpo, através de imagens e simulações.
Tempo Cirúrgico
Entre 1 e 3 horas, a depender das áreas de lipoaspiração associadas. Lembrando que o tempo de permanência no centro cirúrgico é maior devido a preparação anestésica e a recuperação pós-operatória.
Período de Internação
Normalmente, o paciente recebe alta entre 12 e 24 horas. Por vezes, pode ser necessário estender a internação, dependendo da evolução de cada caso.
Retirada de pontos
Os pontos são retirados entre 7 e 14 dias.
Resultados
A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, a silhueta deve ser mantida por bastante tempo.
Fábio Negrão
Cirurgia plástica - CRM/PA: 11748 | RQE: 6884
O Dr. Fábio Negrão é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e American Society of Plastic Surgeons. Dentre suas principais atuações, destaca-se como cirurgião plástico de duas grandes instituições em Belém do Pará, o Hospital Porto Dias e o Hospital Beneficente Portuguesa do Pará.